quarta-feira, 5 de novembro de 2014

TALENTO E ATTITTUDE




No dia 25 de outubro último, fui a São Caetano do Sul, assistir a uma apresentação musical beneficente, organizada por Associação ATTITTUDE -  Instituição de Artes em benefício do Abrigo Lar das Mercedes de São Caetano do Sul. O recital foi realizado no Teatro Santos Dumont e o ingresso, um quilo de alimento não perecível, depois encaminhado à entidade contemplada.

Em princípio, compareci como convidada especial, já que foi estreada uma peça de minha autoria, Ser ou não ser, texto de José Bonifácio de Andrada e Silva, o Moço. Esta peça, para canto e piano, estreou nessa ocasião, lindamente interpretada por Vivian Salles e Diógenes Santos.

Tivemos com isso o prazer de conhecer o Teatro, o público e um pouco da vida musical de São Caetano, uma cidade limpa e bem arrumada e, segundo notícias de televisão, de qualidade de vida excelente. Já tínhamos estado lá, um ou dois anos atrás, para ver uma bela exposição de pintura, tínhamos estado na Biblioteca Paul Harris, que atualmente nos envia notícias de seus eventos literários, e fomos assistir a uma oficina de Artes Plásticas, ministrada pelo artista impressor gravurista Roberto Gyarfi. Essas três unidades estão distribuídos em uma praça, e são de construção moderna e despojada.

O Teatro é relativamente pequeno, mas confortável e tem uma acústica muito boa.  A apresentação, de produção muito simples, sem excessos nem efeitos especiais, pôs em evidência o que é mais importante numa apresentação musical: o talento e a preparação dos artistas. Além disso, o recital, que não foi muito longo, nos deixou com vontade de ouvir mais, já que foi bem estruturado e bem eclético, com artistas bem preparados, de diferentes instrumentos e repertório exclusivamente brasileiro.

O espetáculo começou com a jovem pianista Vanessa Barrionuevo, que apresentou a primeira peça da série Prole do Bebê – Branquinha, de Heitor Villa-Lobos e seguiu com o Frevo  no. 2, de Marlos Nobre. Trouxe a público, portanto, com qualidade interpretativa, o criador da Academia Brasileira de Música e um autor vivo e atuante, que também já foi presidente da mesma Academia,
A seguir, o violonista Thiago de Lima apresentou duas peças de sua autoria, Manco e  Armoriano, em que, homenageando dois autores de literatura brasileira, Guimarães Rosa e Ariano Suassuna (este recentemente falecido), permeou a composição musical com os toques rasqueados do violão, tal e qual se faz no interior brasileiro, e que é modo de tocar muito pouco ouvido nos grandes centros, a não ser  na viola caipira.

A obra seguinte não estava impressa no programa: o famosíssimo Trenzinho do caipira, da Bachiana no. 4, também de Heitor Villa-Lobos. Esta obra foi interpretada pelo Duo Café com Leite, constituído por Agatha Christie no violoncelo e Paco Nabarro no violão, em um arranjo do próprio duo, que explorou muito bem os efeitos dos instrumentos, de maneira despojada, mas muito convincente.

A seguir o Duo Salles-Santos, que me convidou e com quem tive mais proximidade, já que ensaiamos juntos, e com isso tivemos oportunidade de conversar. São também pessoas muito jovens, como os outros, e talentos promissores. Vivian Salles tem uma bela voz de soprano, bom preparo musical, bela presença cênica e perfil físico e interpretativo que lhe permite, se tiver oportunidade, fazer  bons papéis em musicais – gênero que está em destaque no Brasil, atualmente.

O pianista Diógenes Santos  comentou em um  ensaio que pretende especializar-se como co-repetidor (ou ensaiador) de canto, o que, aliás, faz muito bem. Todavia, faço a ressalva de que não deve abandonar um estudo tecnicamente mais afeito ao solo pianístico. Nas duas obras de Edmundo Villani Côrtes que ambos apresentaram, Valsinha de roda e Papagaio azul, na minha peça, Ser ou não ser (estreia), houve um entrosamento muito bom, desde quando as apresentaram, na  minha casa. Mas no solo que ele fez, na Dança – Miudinho, da Bachiana no. 4 de Villa-Lobos,  mostrou uma segurança e uma respiração que apontam para um futuro domínio do repertório solista.

Gostamos  de tudo e esperamos novos recitais. Parabéns à Diretora da Associação Attittude, Patrícia Dias, que organizou o evento, aos artistas e ao Secretário de Cultura de São Caetano de Sul, que cedeu o Teatro Santos Dumont para o espetáculo.
 Estamos aguardando os próximos...