domingo, 30 de março de 2014

ARTE E SOCIEDADE - UMA LEITURA POSSÍVEL



O artista é aquele que tem diante de si um grande espelho. Um espelho que reflete o mundo que o rodeia, na realidade do presente, na memória do passado, da virtualidade do futuro. o espelho  converte essa realidade em perspectiva pessoal do artista, pois  mantém   inevitável simbiose com aquele ser humano sensível que se posta em sua frente.

O  mundo ali se reflete inalterado em seu conteúdo, mas altamente alterável em sua forma, seja  qual for o meio de expressão: artes plásticas, música, literatura, artes cênicas, dança. E é isso que o artista faz: altera a forma, mantendo sempre visível e identificável o conteúdo. Viajante do tempo e do espaço, ele singulariza sua obra de modo a tê-la, através dos traços que lhe destina, ligada ao momento histórico em que ela tomou sua forma, nasceu, tornou-se  “algo” – uma obra de arte.

Diante de cada um desses espelhos, de cada um desses artistas, diante de cada obra, a sociedade reage de acordo com o que sua própria sensibilidade  lhe dita: aceitação, negação, indiferença. Não basta o choque da originalidade, nem a perfeição da feitura, nem as palavras que expliquem o artista e a obra de arte. Entre milhões de criações artísticas, estonteado e surpreso com aquele todo diversificado e enorme universo que se lhe oferece à escolha e ao aplauso, a sociedade sempre elege os que a representam. E essas obras mais representativas são sempre aquelas    em que o olhar do  artista, diante de seu espelho, seduzido e envolvido pelo conteúdo que pode reconstruir, escolhe a forma em que, escondido, está seu próprio reflexo.

Nenhum comentário: