sexta-feira, 24 de setembro de 2010

CENTENÁRIO DE AMADEU S. BLOIS

Se estivesse vivo, “Seu” Amadeu, nome muito conhecido entre os músicos e estudantes de música até os anos 90, teria completado cem anos neste dia 12 de Setembro. Para não esquecer quem ajudou e orientou profissionais e alunos durante tantos anos, publicamos aqui as palavras com que o jornal NOTAS RICORDI falou dele com tanto carinho, um ano depois de seu falecimento.

“Nascido em 12 de setembro de 1910, no bairro do Brás, Amadeu Salvador Blois começou a trabalhar com músicas na Casa Sotero, na Rua Direita, quando tinha cerca de 12 anos.Aprendeu o essencial sobre partituras musicais com um funcionário da casa, Henrique Nicolino, já falecido. Estudou violino, instrumento de cuja literatura musical tinha um vasto conhecimento. Em 1942 foi procurado pelos Irmãos Vitale, para exercer o cargo de gerente da Casa Bevilacqua. Exerceu esse cargo até 1950, e a partir de então trabalhou na Casa Vitale, Rua Quintino Bocaiúva, 234, até que a casa encerrou suas atividades, em 1970.

Nessa ocasião, o Sr. Amadeu realizou seu sonho: abrir sua própria loja de músicas. Surgiu então, em sociedade com o Sr. Enrique Lebendiger, a CASA AMADEUS, situada à R. Conselheiro Crispiniano, 105. Nesta loja ele continuou trabalhando no que sempre gostou: a MÚSICA. Dono de memória fotográfica, conhecia tudo sobre seu metiê, e atendia a quem o solicitasse sempre com grande simpatia e boa vontade. Falecido em 15.06.1992, Amadeu Blois deixou uma lacuna que dificilmente será preenchida, pois, ao longo de cerca de 70 anos de atividades ininterruptas, acumulou conhecimento sobre a história viva da música em São Paulo, conhecimento este que tinha grande prazer em comunicar”.

Nenhum comentário: